quinta-feira, 16 de maio de 2013

Irregularidades no projeto do metrô de Curitiba


15/05/2013 - BandNews FM Curitiba

O projeto inicial do metrô de Curitiba, que foi suspenso pelo atual prefeito Gustavo Fruet, já tinha falhas desde 2011. É o que aponta um relatório do Tribunal de Contas do Estado, que foi divulgado hoje. O levantamento, concluído em julho de 2011, apontava quatro irregularidades, e foi feito antes mesmo de o projeto ser analisado e aprovado pelo Governo Federal. Um dos problemas encontrados foi no método de construção, o chamado “cut and cover”, de acordo com o superintendente da secretaria municipal de planejamento, César Rissete.

Outra falha foi quanto ao impacto causado pelo trecho mais profundo do túnel, que seria em torno de cinco quilômetros construído pela técnica NATM. Segundo o Tribunal de Contas, este método poderia provocar graves acidentes.

A divulgação deste relatório confirmou as falhas apontadas pela Prefeitura, no começo deste ano, tanto que o projeto todo foi suspenso. Ontem, um novo edital foi lançado para receber novas propostas.

O ex-prefeito Luciano Ducci foi procurado pela reportagem para comentar os problemas apontados pelo relatório do Tribunal de Contas, já que é referente ao ano em que ele estava a frente da administração. No entanto, a assessoria dele não respondeu aos pedidos de entrevista.

http://bandnewsfmcuritiba.com/2013/05/15/relatorio-do-tce-aponta-irregularidades-no-projeto-do-metro-desde-2011/

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O sistema NATM e usado na Europa , trabalho na construção de tuneis na Espanha e Europa a 10 anos com o sistema NATM em profundidades de mais der 30 mts e nunca tivemos problemas , porem o sistema Shield e bem mais caro e demorado na montagem da maquina , e as galerias terão que ser feitas no sistema NATM porque o tatuzão não da meia volta , e as estacoes terão um diâmetro maior ou seja vão ter que usar o dobro de maquinas elevando os custos .

    Se existe um projeto , cade as sondas ?
    Porque pelo que sei para existir um processo de execução de método de escavação precisa ser feitos as sondas e amostras do terreno , dessa forma e indicado a melhor forma de escavação , na minha opinião o engenheiro responsável não tem bola de cristal para saber o que ha debaixo da terra para saber que tipo de terreno existe e qual sera a forma de escavação , tudo balelas politicas prejudicando todos os curitibanos.

    ResponderExcluir