sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Referência em ônibus, Curitiba vai fazer metrô

14/10/2011 - Folha de São Paulo

Conhecida no mundo todo por seu sistema de transporte público baseado exclusivamente em ônibus, Curitiba vai investir agora em metrô. A futura primeira linha da capital paranaense consolida a renovação de um sistema criado há 40 anos, que já opera no limite da capacidade nos horários de pico e cuja velocidade média caiu 10 km/h desde sua implantação.

O metrô marca a vitória de um grupo que defende há cinco anos, na prefeitura, sua implantação. Técnicos que criaram o sistema de ônibus eram resistentes à ideia.

Previsto para hoje, o anúncio do repasse de verbas federais para a construção da primeira linha, ao custo de R$ 2,2 bilhões, acirrou os ânimos entre os defensores do atual sistema e os do metrô.

Ônibus x metrô

"O metrô está substituindo um sistema virtuoso a um custo extremamente alto", afirma o arquiteto Lubomir Ficinski Dunin, 81, que integrou a equipe que criou a atual rede de ônibus.

Na semana passada, Dunin se demitiu do cargo de diretor de transportes da cidade por estar insatisfeito. Para ele, o município retardou melhorias nos ônibus a fim de justificar o novo modal. Dunin diz que é possível aumentar capacidade e velocidade do atual sistema com medidas simples e baratas.

A prefeitura afirma que quer "modernizar" o sistema de transportes com o metrô, que é "eficaz" e que transporta seis vezes mais passageiros do que um biarticulado.

Segundo o presidente do Ippuc (órgão de planejamento urbano de Curitiba), Cléver de Almeida, o metrô faz parte de "um processo natural de evolução". "É uma característica da cidade: pensar à frente e não ficar correndo atrás do prejuízo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário