sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dilma diz que metrô é um dos melhores do Brasil e Luciano Ducci anuncia obras para 2012

14/10/2011 - Prefeitura de Curitiba

A presidente Dilma Roussef anunciou nesta quinta-feira (13) R$ 1,75 bilhão do go ...
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A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (13) R$ 1 bilhão, a fundo perdido, do governo federal para a construção do Metrô de Curitiba e apontou o projeto curitibano como referência para a integração do transporte em todo o Brasil. "Reconhecemos o projeto e a visão do Metrô Curitibano. O projeto do prefeito Luciano Ducci é um dos melhores do Brasil", disse Dilma. O governo federal também oferecerá uma linha de financiamento de R$ 750 milhões para o metrô.

"Hoje, 13 de outubro de 2011, é um dia que entra para a história da cidade de Curitiba. É o dia em que nós, curitibanos, conquistamos o nosso metrô", afirmou Luciano Ducci. "Vamos iniciar as obras em 2012."

"Este dia é histórico, também, porque o metrô representa o maior investimento já feito num único projeto nesses 318 anos de fundação da nossa cidade", disse Luciano Ducci. "São 2 bilhões e 250 milhões de reais. Um investimento bilionário, conquistado com uma grande parceria entre a Prefeitura de Curitiba, o Governo do Paraná e o Governo Federal."

O Governo do Estado também repassará R$ 300 milhões para o Metrô Curitibano, a fundo perdido. "É um projeto muito importante para a região de Curitiba", afirmou o governador Beto Richa, presente na cerimônia no Salão de Atos do Parque Barigui.

Também participaram os ministros Mario Negromonte (Cidades), Miriam Belchior (Planejamento), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e  Paulo Bernardo (Comunicações), o vice-governador Flavio Arns, o presidente da Assomec e prefeito de Colombo, Jota Camargo, além de deputados estaduais e federais, vereadores, secretários de Estado e o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues.

Parceria - Dilma disse que Luciano Ducci "é parceiro importante neste desafio, que no Brasil, tem sido a implantação dos metrôs. Dou os parabéns a Curitiba pela qualidade do projeto, que a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, me apresentou como um dos melhores projetos do País”, afirmou.

A presidente elencou pontos que considera destaques no projeto do Metrô Curitibano. “O projeto tem o aspecto de organizar o território. Permite também, ao transportar 400 mil passageiros por dia, uma redução imensa da emissão de gases do efeito estufa em Curitiba, um aspecto que contribui muito para a qualidade de vida para a população. É destaque também a tarifa única em toda a rede de transporte, que dá uma condição mais acessível aos cidadãos”.

Outro ponto citado pela presidente é o da implantação dos boulevares para a integração de pedestres e ciclistas nas canaletas por onde hoje circulam os ônibus expresso. “Uma parte extremamente relevante do projeto de Curitiba é a utilização do espaço das canaletas para uma área de integração de lazer e cultura da cidade. É destaque que mostra o caráter muito adequado deste projeto, dentro da visão que precisamos investir na mobilidade urbana”, completou a presidente da República.

Mobilidade – Dilma considera Curitiba e o Paraná referências para investimentos que serão continuados para a Copa do Mundo de 2014. “É uma satisfação trazer o metrô como eixo de articulação a uma cidade que cada vez mais é centro de atração de uma das regiões mais fortes do País.”

Os investimentos federais na mobilidade urbana terão continuidade em Curitiba e na Região Metropolitana como parte das obras para a Copa do Mundo de 2014. “Dentro da visão da necessidade de investimentos na mobilidade urbana, o governo federal tem uma grande preocupação de deixar um legado após a Copa do Mundo. Estamos investindo aqui num conjunto de obras importantes, como a construção do corredor Aeroporto-Rodoferroviária; a requalificação do corredor Marechal Floriano, as vias de integração metropolitana, o terminal Santa Cândida, a Rodoferroviária, entre outros”, disse.

Dilma considera a busca das soluções para os espaços urbanos depende de investimentos em diversos modais de transporte. “O processo de recuperação do espaço urbano brasileiro não se dá com apenas um investimento ou um modal. Temos que usar todos. Metrô, BRT, VLT, corredores exclusivos.”

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