quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Curitiba aposta no metrô para evoluir

13/10/2011 - Webtranspo

O primeiro trecho vai ter um sistema elevado

Dilma conhecerá projeto nesta quinta-feira, 13Projetado para ser um “marco para o desenvolvimento” da cidade, Beto Richa, prefeito de Curitiba (PR), apresentará nesta quinta-feira, 13, à presidente Dilma Rousseff as diretrizes para o futuro metrô da capital paranaense. De acordo com as informações, a primeira linha o extremo Sul da cidade, ao Norte (Santa Cândida).

Essa etapa do metrô terá 14,2 quilômetros de extensão, com 13 estações desde a CIC-Sul, próximo à Rua Nicola Pelanda, até a Rua das Flores, no Centro. O investimento nesta fase do metrô curitibano será de R$ 2,25 bilhões.

A frota do metrô na primeira etapa será de 18 trens, compostos por cinco carros cada, com capacidade para transportar 1.450 passageiros por viagem. Cada carro equivale a um ônibus biarticulado. Na primeira fase, o metrô vai ter condições de transportar 400 mil passageiros por dia num sistema rápido, seguro, sem interferências, não poluente e com menos ruído.

No primeiro trecho, na região da CIC, o metrô será em sistema elevado numa extensão de 2,2 quilômetros. Em seguida, 7,3 quilômetros serão construídos pelo sistema de Túnel Raso, com profundidade de até 17 metros. Esse sistema segue até perto da estação Água Verde.

O método construtivo nesse sistema consiste da execução das paredes laterais, seguida da remoção da terra e só então a construção das estruturas definitivas, como paredes, lajes e pilares.

A parte mais profunda do sistema terá 12,9 quilômetros, com profundidade entre 17 e 35 metros. Esse sistema seguirá da estação Água Verde até o Centro na primeira fase e até o Terminal Santa Cândida, na segunda fase.

Estações

Das 21 estações da Linha Azul, somente uma será elevada, a Estação CIC -SUL, primeira estação após o pátio de manobra. Esta estação ficará localizada na BR-476 entre a Rua Nicola Pellanda e a Rua Izaac Ferreira da Cruz. No local será construído um terminal de integração, com o objetivo de aliviar os Terminais Pinheirinho e Capão Raso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário