terça-feira, 13 de abril de 2010

Metrô de Curitiba incluído no PAC 2

13/04/2010 - Gazeta do Povo PR

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou ontem que o metrô de Curitiba deve ser incluído na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), mas com a condição de que a prefeitura da cidade banque parte do projeto. “O governo vai entrar com uma parte e a prefeitura terá que financiar a outra”, disse o ministro, em Curitiba, durante uma reunião do Fórum Permanente Futuro 10 Paraná, que reuniu lideranças empresariais e parlamentares da bancada federal do Paraná.

Bernardo disse também que não acredita que o projeto fique pronto a tempo para a Copa do Mundo de 2014. “Não estamos discutindo metrô para a Copa porque acho que dificilmente daria tempo para fazer. Preci¬samos dissociar as coisas. Até porque se prometemos um prazo, ao invés do metrô, teremos só um canteiro de obras.”

Segundo ele, as equipes técnicas do Ministério do Planejamento e da prefeitura devem se reunir provavelmente amanhã em Brasília para discutir detalhes técnicos do projeto, que ainda está em fase de elaboração. “É preciso considerar que não estão prontos esses estudos, não tem projeto básico ainda. E essas informações podem evoluir depois”.

A prefeitura de Curitiba informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não se pronunciaria sobre o assunto. No fim do ano passado, o prefeito Beto Richa se reuniu com o ministro Paulo Bernardo para tentar incluir a obra no PAC da Copa, mas não obteve sucesso. O governo federal propôs, na ocasião, que Curitiba financiasse o projeto integralmente. O governo se dispôs a ofertar R$ 960 milhões em financiamentos. A prefeitura, no entanto, alegou que um empréstimo tão alto provavelmente comprometeria sua saúde financeira.

Mobilidade

No PAC 2, o metrô de Curitiba seria incluído em um bolo de R$ 18 bilhões destinados a projetos de mobilidade urbana. Mas terá de disputar verba com outras cidades, entre elas Porto Alegre e Belo Horizonte, que também têm planos de metrô. Somente os gaúchos devem gastar R$ 4 bilhões. “No caso de Curitiba, não sabemos se o montante vai somar R$ 2 bilhões ou R$ 3,9 bilhões”, afirmou Bernardo, que preferiu não estimar de quanto poderia ser a participação da União no projeto.
Para a Copa, o ministro informou que estão garantidas obras como o corredor de transporte do aeroporto até a rodoferroviária, melhoramento da avenida Visconde de Guarapuava e a continuação da Linha Verde.

Ministro fala em porto federalizado

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, relançou a ideia de federalizar o porto de Paranaguá para elevar os investimentos no terminal paranaense. De acordo com ele, a crescente perda de participação de Paranaguá no escoamento é alarmante. Segundo dados da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Paranaguá respondia, em 2004, por 34% das exportações de soja em grão. Em 2009, essa participação havia caído à metade com a migração de cargas para Santos (SP) e São Francisco do Sul (SC).

“Estava falando com o ministro Pedro Brito [da Secretaria Especial de Portos] e o que o porto de Santos vai receber é uma enormidade. Serão R$ 2,5 bilhões em quatro anos. O investimento em Paranaguá é raquítico perto disso”, afirmou. Segundo ele, a proposta não é “brigar com o governo estadual por causa disso”, mas discutir o tema. “O governo federal tem mais recurso para investimentos, tem mais condições de fazer as obras”. Até agora, o porto de Paranaguá foi contemplado no PAC 2 com dois projetos: a construção de um silo graneleiro e a dragagem de manutenção e aprofundamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário