quinta-feira, 2 de abril de 2015

Licitação do metrô de Curitiba depende só de Dilma, diz secretário

02/04/2015 - Bem Paraná

Curitiba está pronta para começar a licitar as obras do metrô. Pelo menos é o que garante a secretaria de Planejamento do município. O titular da pasta, Fábio Scatolin, se reuniu nesta semana com representantes do Ministério das Cidades e do Planejamento, em Brasília, para tentar saber quando a presidente Dilma Rousseff pretende autorizar o início do processo.

As obras do metrô em Curitiba vão custar quase 5 bilhões de reais. Os valores vão ser financiados por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Quase 2 bilhões de reais, o equivalente a 62% do valor total das obras, vão vir do PAC – o Programa de Aceleração do Crescimento – do governo federal. O estado vai contribuir por meio de um financiamento de 30 anos. Já Curitiba vai ficar com uma parcela de investimento de cerca de 700 milhões de reais. O restante, vai ser financiado pela empresa que vencer a licitação. O secretário de Planejamento acredita que o ajuste fiscal promovido pelo Governo Federal não deve atrapalhar o andamento do projeto em Curitiba.

Em dezembro do ano passado, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) liberou o andamento do processo de licitação em Curitiba desde que pelo menos três recomendações fossem seguidas. A primeira delas é a definição do objeto de investimento da Parceria Público-Privada; depois, a expedição de diretrizes para o licenciamento ambiental por um órgão que não tenha competência legal; e, por último, a realização de uma pesquisa Origem-Destino. Em agosto, a licitação foi suspensa pelo tribunal por causa de uma série de irregularidades no edital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário