segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Apoio ao metrô de Curitiba cai e descrédito aumenta

04/01/2015 - Gazeta do Povo

O apoio à implantação do metrô em Curitiba diminuiu em 2014, de acordo com as duas aferições realizadas pelo Instituto Paraná Pesquisas. Segundo o último levantamento, feito em dezembro, para a Gazeta do Povo, 31,3% dos moradores de Curitiba discordam da construção do novo modal. Em dezembro de 2013, 28,6% eram contrários à obra. Três em cada quatro entrevistados responderam que os recursos do projeto deveriam ir para outra área.

O entusiasmo em relação ao metrô cresce em Curitiba à medida que a renda aumenta. Entre os que se declaram das classes D e E, 64,8% apoiam a construção do modal sobre trilhos. Entre os que se declararam as classes A e B, 67,7% disseram apoiar o projeto.

Apesar do apoio de mais de 60% em todas as classes, os entrevistados demonstraram desconhecer o quanto será necessário para que o metrô saia do papel. Dos 816 moradores da cidade ouvidos, 83,5% disseram não ter noção do custo do projeto.

Outra incerteza diz respeito a quem compete a obra. Para 34,4%, o governador reeleito Beto Richa é o maior responsável por trazer o metrô para Curitiba. Gustavo Fruet foi citado por 10,9% dos entrevistados, porcentual de citações abaixo do alcançado pela presidente Dilma Rousseff e pelo ex-governador Jaime Lerner.

A quem pertence

O projeto do metrô de Curitiba soma mais de uma década e é de responsabilidade da prefeitura, hoje sob a administração de Gustavo Fruet. Ao todo, a obra está orçada em R$ 4,6 bilhões – sendo R$ 1,4 bilhão dividido em iguais partes para o governo do estado e a prefeitura de Curitiba e R$ 1,8 bilhão do governo federal. O restante deverá vir da iniciativa privada caso a Parceria Público-Privada (PPP) saia do papel.

A licitação foi destravada no último dia 11 pelo Tribunal de Contas do Estado, que havia suspendido o certame em agosto alegando ter encontrado diversas irregularidades no edital. A liberação ficou condicionada a modificações no texto, que ainda não foram feitas.

A enquete do Paraná Pesquisa foi feita entre os dias 1.º e 4 de dezembro, portanto, antes da decisão do TCE. Àquela altura, 68% dos entrevistados disseram não acreditar que o projeto sairia do papel.

Análise

"Não é prioridade para todos", diz pesquisador

Para o presidente do Instituto Paraná Pesquisas, o economista Murilo Hidalgo, os resultados do estudo indicam que a população quer o metrô, mas não o vê como prioridade no momento.

"Essa obra pode ter um peso político grande se áreas prioritárias forem negligenciadas. O curitibano quer o metrô, desde que o custo do projeto não afete os serviços essenciais, como a saúde e educação", observa Hidalgo.

A interpretação decorre da leitura dos números. Ao todo, 65% dos entrevistados indicaram ser a favor da construção do metrô. Mas 75% afirmaram que investiriam a verba do projeto em outra área.

Para o presidente do Paraná Pesquisas, o fato de a aprovação do entorno do projeto crescer com a renda mostra que o novo modal é visto como alternativa para quem utiliza o transporte individual.

"O trânsito está caótico. A mobilidade está difícil. Essas pessoas pensam em passar a utilizar o transporte público se o metrô for construído", aposta.

Pelo sim, pelo não

Novo modal divide opiniões. Em comum, o medo da corrupção e temor de que o projeto retire recursos de áreas prioritárias

"O metrô será bom se não deixarem de investir em outras áreas e também no sistema de ônibus comum, que precisa melhorar. Acho difícil que realmente saia [o projeto do papel]. Se sair, vai ajudar a diminuir o nosso trânsito." - Bruna Luiza de Almeida, 19 anos

 "A execução da obra trará um impacto na cidade e os benefícios não compensam. Os investimentos deveriam ir para o BRT, que já está instalado e tem custo menor. Essas promessas são eleitoreiras e o metrô não deve sair do papel." - Henrique Rosa, 33 anos

 "Morei nos EUA e também na Inglaterra. Nesses países, investe-se em metrô por uma razão simples: sistemas de ônibus se esgotam rapidamente. O metrô vai ajudar a desafogar o trânsito, que tende a ficar mais insuportável." - Douglas Carlos Silveira, 40 anos

"Sou a favor do metrô. Mas me arrepia só de pensar nos cartéis formados para os projetos e nos escândalos da Petrobras. Se não houver desvios e for uma licitação séria, esse projeto vai ajudar a mobilidade de toda a região. A cidade está muito congestionada." - Francisco Sanches, 50 anos

Cronologia

Projeto do metrô já soma 12 anos de discussões

2002 – O Ippuc contrata estudos e projetos de engenharia para construção do metrô ao custo de R$ 6,9 milhões.

2007 – Prefeitura inicia os estudos de viabilidade técnica e financeira. O trabalho foi desenvolvido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que já apontava a necessidade de implantação de uma linha Norte-Sul.

2009 – O Consórcio Novo Modal vence a licitação para a execução dos estudos básicos que resultaram no atual projeto do metrô. O consórcio era constituído pela Empresa Brasileira de Engenharia e Infraestrutura, Esteio Engenharia S.A, Vega Engenharia e Consultoria Ltda e Engefoto Engenharia e Aerolevantamentos.

2010 – Consórcio entrega o projeto ao Ippuc, que previu a construção do metrô em duas etapas independentes. A primeira num trecho de 14,2 quilômetros, dos quais 2,2 quilômetros são em via elevada e o restante em via subterrânea.

2012 – O projeto do metrô curitibano é alterado pela atual gestão municipal. A primeira fase ganha mais estações e o método construtivo é modificado para causar menos impacto na cidade. Custos da obra sobem para mais de R$ 4 bilhões.

2012 - Obra é aprovada pelo governo federal, que confirma o aporte de R$ 1 bilhão a fundo perdido e dá sinal verde para o início do processo licitatório

2013 – Pela terceira vez, Dilma vem a Curitiba para anunciar o aporte de recursos no projeto do metrô. Dessa vez, a ajuda foi elevada para R$ 1,8 bilhão

Agosto de 2014 – Prefeitura anuncia a abertura dos envelopes dos consórcios , mas o Tribunal de Contas suspende a licitação alegando ter encontrado irregularidades no edital

Dezembro de 2014 – Tribunal de Contas libera a concorrência, desde que a prefeitura faça alterações no texto do edital para sanar as irregularidades encontradas pelo órgão

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