terça-feira, 3 de setembro de 2013

Acredite se quiser: novo edital do metrô de Curitiba sai até o fim do ano

03/09/2013 - Gazeta do Povo

Celso Nascimento - colunista

Já se conta em pelo menos duas décadas a lenga-lenga da implantação do metrô curitibano. Foram tantos os planos e o falatório a respeito desde pelo menos quatro gestões municipais anteriores que a população sempre recebe com desconfiança notícias de que o metrô, enfim, vai entrar nos trilhos. É nesse clima que chega mais uma notícia: o prefeito Gustavo Fruet tem reunião marcada amanhã no BNDES na tentativa de abrir as primeiras portas para complementar os recursos necessários à construção do novo modal.

Fruet vai levar o resultado do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) aberto em maio e que atraiu propostas de três consórcios empresariais para constituir uma PPP (parceria público-privada) e de uma ONG, o Movimento Passe Livre, que propôs um sistema de participação popular que, segundo ela, viabilizaria transporte gratuito.

Com o R$ 1 bilhão já garantido pelo governo federal, a suposta participação de R$ 320 milhões do governo estadual, além de aportes da prefeitura, o prefeito considera que, com o apoio financeiro do BNDES o projeto do metrô pode ser finalmente colocado em pé.

A animação provém do fato de que, na semana passada, técnicos do banco examinaram os projetos dos participantes da PMI e, segundo informam fontes das secretarias municipais do Planejamento e da Administração, as soluções propostas resolvem todos os equívocos técnicos apontados no projeto herdado do ex-prefeito Luciano Ducci.

Não foram divulgados detalhes – técnicos ou de custo – das propostas, mas, segundo a prefeitura, as análises preliminares feitas em conjunto com os enviados pelo BNDES apontam para a viabilidade de implantação do metrô. Numa primeira etapa, a linha de 20 km começaria no Pinheirinho e chegaria ao Cabral, com possibilidade de extensão até Santa Cândida.

Se tudo caminhar bem, a intenção é lançar novo edital de licitação antes do fim do ano. Acredite se quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário